CONGRESSO ESPÍRITA MUNDIAL DE 2016
A realização do Congresso Espírita Mundial de 2016 é da responsabilidade da nossa Federação, ou seja, da Federação Espírita Portuguesa.
Alguns dos espíritas, infelizmente, pensaram alto e os seus pensamentos foram por nós escutados, e foi triste percebê-los porque eles falavam de “mais um Congresso! Isto já são Congressos a mais!”
Não, não são, e não o são porque um Congresso Nacional ocorre de dois em dois anos, acontecendo sempre numa localidade diferente; este, do CEI, não acontece em Portugal desde 1998 e a ele comparecem irmãos de vários países e respectivas nacionalidades.
No de 98 foi agradabilíssimo contactarmos com conhecidos e desconhecidos e vermos e ouvirmos as ideias de uns e outros – daqueles todos que apresentaram um trabalho, por vezes com ideias-interpretações diferentes das nossas, mas todos eles procurando, na sua participação, desenvolverem um pouco mais os esclarecimentos da Doutrina que Allan Kardec codificou. E como foi agradável esse encontro, durante o qual por vezes, se tornou difícil escutarmos e conhecermos os oradores que participavam e queríamos ouvir!
Agora, com certeza que vai acontecer o mesmo… e mais “maduros”, mais estudiosos da Doutrina que, conforme nela nos debruçamos nos abre uma percepção sempre maior do mesmo conhecimento, pensamos que vai de novo ser agradável este encontro… - este Congresso! – e já contamos os meses que ainda faltam para a sua concretização.
Se ainda houver uma possibilidade, não a percam: acreditem que vão chegar ao final felizes por terem “lá” estado.