Doutrina Espírita ou Espiritismo
Allan Kardec, no seu livro "O Que é o Espiritismo", explica sumariamente:
"O Espiritismo" é ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática ele consiste nas relações que se estabelecem entre nós e os Espíritos; como filosofia. compreende todas as consequências morais que dimanam dessas mesmas relações".
E conclui: "Podemos defini-lo assim: O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal".
A vertente Filosófica está particularmente expressa no Livro dos Espíritos, a Científica no Livro dos Médiuns e a Moral no Evangelho Segundo o Espiritismo.
Para os espíritas, é o "Consolador" prometido por Jesus há pouco mais de 2000 anos. Na época, Ele afirmou: "(...) Eu rogarei ao Pai e Ele vos enviará outro Consolador, a fim de que fique eternamente convosco: - o Espírito de Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê absolutamente e não o conhece. Mas, quanto a vós, conhece-lo-eis, porque ficará convosco e estará em vós. Porém, o Consolador, que é o Espírito Santo, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo o que vos tenho dito. " - (João, 14: 15-16-17 e 26).
Assim, a Doutrina Espírita é o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores e codificada por Allan Kardec nas obras: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho Segundo o Espiritismo, a Génese e O Céu e o Inferno.